Tuesday, August 10, 2010

Minha 1ºsemana no EAD.

 Como mencionei no meu outro blog, passei no vestibular para um curso de ensino a distância (EAD) de nível técnico. O curso? "Manutenção e  suporte em informática" - nada-a-ver com o que faço atualmente...coisa de hardware, suporte nível 1,2,3, e o escambau. E lá vai eu fazer exercícios bobos de inglês instrumental (pela 3ºvez! as 1º e 2º foram nas graduações de adm e de soft.), metodologia ead, e informática básica (ábaco, eniac, tipos de soft... pela 3ºvez também...)..tudo pra cumprir as cadeiras iniciais.
Sou paciente, com isso não terei problemas.
Legal vai ser voltar a estudar novamente, de graça, naquela escola *bem conceituada* que eu passava todo dia na frente e nunca tinha entrado, com uma turma totalmente diversificada; e principalmente, experimentando uma nova proposta de ensino - *moderna* -  que hoje em dia ainda passa por bastante preconceito (é mais 'fácil', menos exigente, menos aprendizado, menos dedicação, é o que dizem... Mas não é bem assim!).
Porque tem gente que lê o mesmo livro ou assiste o mesmo filme várias vezes? Então, é nesse sentido que estou neste curso - que não foge da área de TI, porém, me será apresentado por um angulo bem diferente do meu atual (software, desenvolvimento, TI estratégico, etc.).
Será uma interessante aventura, que pretendo seguir até quando me for possível ( isto é, até quando minha convocação-serpro-brasília permitir!).


Então, vamos ao balanço da minha primeira semana do curso EAD:

Semana passada, teve as aulas de "ambientação". Foi legal, apesar de exigirem 4 horas obrigatórias só para conhecer o site/portal, aprender a navegar nos links, a postar em fóruns, enviar arquivos, usar chat, etc. É algo que julgo que poderia ser *opcional*, dependendo da experiência do aluno. Mas tudo bem, cumpri o protocolo, fiz amizades, cumpri as 4horas presenciais (e menti no apontamento de horas para tal, he he he)!

Então, depois veio o inicio efetivo das aulas, na quarta-feira 04/08 - com atividades disponibilizadas,já valendo nota, e com a entrega dos materiais(apostilas).


Chegou a segunda-feira, a 1.aula presencial de inglês e outra de informática básica logo em seguida, de improviso. Duas professoras bastante simpáticas :)


Senti falta de:
  • Atualização do calendário do ambiente virtual, que nao contém nenhuma atividade ainda (acho que tutores estão precisando atualizar ainda);
  • Atualização do ambiente em si, pois cliquei em muitos links quebrados, *já* com o tempo da semana efetivamente *correndo'; além do quadro de aviso da página principal para meu curso(turma 2010.2) ainda estar com informações da turma 2010.1;
  • Atualização dos usuários dos fóruns,para postar novos tópicos, e manter a coerência entre o que é solicitado nas atividades, e a configuração disponibilizada no ambiente para nós!
  • Comunicação entre secretaria, coordenação e tutores (presencial/virtual) para organização nesse inicio do curso. Achei aquela secretaria da ETEPAM um pouco 'devagar' ainda; Poderiam nos orientar melhor quanto horários,requisições,etc. A sensação que tive é que ninguém lá sabe nem que usamos 'moodle' pro EAD.

No mais, tenho algumas críticas ao ambiente de aprendizado em si, pois como boa observadora de sites (quesito usabilidade, disposição de texto, imagens, informação, etc.) e verificadora de sistemas para web no meu dia-a-dia, não pude me segurar ao achar alguns *detalhes-zinhos* incômodos durante esses dias de navegação no portal.

Caraca, sou muito crítica, metódica, e exigente, eu sei...Pode até ser um *defeito meu; Mas é tudo crítica construtiva, prometo! Hehe

----------------------------------------------------
No ambiente lá do sistema do curso, tem área de perfil do aluno,onde cada um pode ter,além dos dados pessoais, uma areazinha de 'blog'. O sistema tem uns 200 alunos, e ninguém escreve nada no seu blog, só uns ou outros.. - acredito ter visto posts de no máximo 5 'blogueiros', e maioria são aquelas mensagens 'nada-a-ver' com o curso, como correntes, poemas, mensagens de 'boa semana', frases curtas, e etc.
Normal. Dificilmente encontra-se alguém com hábito de boa escrita por aí a fora, com hábito de postar em fóruns, de discutir assuntos por escrito,etc.. Até dos professores eu vejo algumas escorregadas nos fóruns.

Bem, curso de EAD pelo governo federal, é coisa 'nova' ainda.  Mas, pior do que exigir um curso com uma coordenação completa e organização de material e ambiente perfeitamente sincronizados logo de início, é exigir ver os alunos com hábito de postar coisas interessantes e úteis em seu espaço de blog.

Mas acredito que a coisa toda vai evoluir, tenho esperanças, a idéia tem 'inclusão',e isso é bom.

No comments: